sábado, 27 de junho de 2009

Resumo de Publicações

Passado, presente e futuro do conceito de informação. In: tripla C (2009)
Artigo inserido no jornal tripla C: Cognição, Comunicação, Cooperação.

Rafael Capurro no seu artigo “Passado, presente e futuro do conceito de informação”, apresenta de forma sintética o conceito de informação. Partindo do estudo da origem e evolução das palavras latinas no conceito de investigação do ser. Destaca a teoria da informação no século XX com base na concepção de sistemas técnicos de transmissão de mensagens. Capurro escreve conduzindo a um renascimento da noção de objetivo informacional, em uma filosofia diferente de clássicos pré-modernos sobre a relação entre os conceitos de informação e mensagem, apresentando possíveis caminhos paraum conceito baseado em um teoria de transmissão de pensamentos.


Aspectos éticos das TIC implantes no corpo humano.*
Neste artigo Rafael Capurro discute o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano da sociedade atual. Porém, sua argumentação fundamenta-se no uso das TIC inseridas no corpo humano, tais como o marca- passo, as próteses e os micro chips. Segundo Capurro, as TIC implantes são éticamente problemáticas, uma vez que ao violar o corpo humano, a ética do ser é agredida. Para tal afirmação o autor faz uso do capítulo 1 da “Carta dos Direitos Fundamentais da União Européia” que defende que “A dignidade do ser humano é inviolável. Deve ser respeitada e protegida”. Outro problema representado pelos implantes é que muitos fazem uso de substâncias não biológicas, que podem trazer complicações para o individuo que as usam.

As questões éticas de informação na sociedade*.

Neste artigo Rafael Capurro discute a visível desigualdade de acesso às tecnologias pela sociedade. Defende que todo ser humano possui direito de acesso ao conhecimento. Este, assumindo o papel de base para o desenvolvimento de uma nação.

* Apresentado no Workshop Internacional sobre Bioética e Sociedade, da Universidade de Talca, Chile, 24-26 de Janeiro de 2005.


A Hermenêutica enfrentando o desafio da tecnologia digital.
- Conferência no Centro de Estudos em Tecnologia, Comunicação e Artes Cao (CETAC. Porto (Portugal), 3 de dezembro de 2007.
O termo Hermenêutica sugere a concepção de compreensão, interpretação. Sendo assim, o título do artigo de Rafael Capurro “A Hermenêutica enfrentando o desafio da tecnologia digital”, pode ser simplificada como a interpretação, o conhecimento necessário para o estudo da tecnologia digital. Neste artigo, Rafael Capurro defende a necessidade de criar um novo tipo de racionalidade em nossa sociedade, visando o aperfeiçoamento da linguagem computacional a partir da nossa língua natural.


Ética e Robótica.
- Este trabalho foi um contributo para o seminário "L'uomo e la macchina. Passato e presente (Pisa 1967-2007)" organizado pela Università di Pisa, Dipartimento di Filosofia Pisa, maio 17-18, 2007. Publicado em italiano: Ética e Robótica Eu robô, maschere del Desiderio umano em: I Quaderni di Athenet. La rivista dell'U.niversità di Pisa. N. º 20, de Julho de 2007, 9-13.

Neste artigo Rafael Capurro aborda a relação homem-máquina, enfatizando o uso de robôs na sociedade moderna. Afirma que a utilização de robôs irá mudar a sociedade, assim como já houve no passado, com o surgimento do avião. Quando, no artigo, o autor sugere a introdução de robôs no lugar da mão - de - obra humana, ele alerta que isso acarretará em mudanças sociais e que a ética do ser humano pode estar ameaçada.


Contribuições para uma ontologia digital
III Colóquio Internacional de Metafísica, Natal (Rio Grande do Norte, Brasil), Abril de 2009. Conferência: Contribuições para uma ontologia digital.

No artigo “Contribuições para uma ontologia digital” Rafael Capurro investiga
a origem da ontologia digital na metafísica grega (Platão, Aristóteles) baseando-se na análise
de Heidegger sobre a aritmética e a geometria grega. O artigo toma como parte o princípio de que a interpretação do ser que prevalece hoje em dia é chamada “ontologia digital”. Esta interpretação tem origem na concepção grega da aritmética e da geometria, em especial dos conceitos ponto e número. A separação do ponto e do número do ente natural é uma condição de possibilidade da atual “informação” dos mesmos no meio digital. O artigo esboça as conseqüências dessa concepção para o desenvolvimento de uma ontologia digital. Dá-se uma enfase a diferença entre investigação teórica do ser e a metafísica como uma interpretação do ser que não reconhece a si mesmo como tal.

Informação e ecologia
Seminário interdisciplinário: Cultura e Sociedade em nome do meio ambiente.
Instituto de Cultura de Morelos, CIDHEM, México. 8 de febrero, 2008.

Em “Informação e ecologia”, Rafael Capurro apresenta a informação como mercadoria na atual era da globalização. Enfatiza o direito dos indivíduos à comunicação humana, mas alerta que o grande número existente de dispositivos comunicacionais, tais como os celulares, representam um perigo ao meio ambiente e a saúde pública.

Nenhum comentário: